O que aprendi com minha primeira meia maratona

No último final de semana consegue atingir uma meta muito especial: correr uma meia maratona. Fiz minha preparação especifica para a prova em um mês. E vou te contar, que mês sofrido! Treino no frio e na chuva, privação de comida e muito esforço. Mas no final, valeu a pena. Consegui completar a prova com um tempo muito melhor do que imaginava: 1:42:06 com pace de 4’51. A sensação de completar 21k é indescritível. A corrida proporciona muitas coisas boas, inclusive escrevi um post sobre isso. E além dessas coisas, traz boa lições que podemos aplicar nas nossas vidas.

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Gostaria de compartilhar as 3 principais lições que aprendi e hoje coloco em prática nas outras atividades que faço.


1 – Ter metas específicas

Eu sempre quis correr, mas queria apenas correr e por esse motivo nunca corria. No momento em que coloquei a meta de correr 21k as coisas começaram acontecer. Os treinos, minha alimentação, tudo era focado nesta meta. Quando você tem uma meta específica os resultados aparecem mais frequentemente. Hoje quando vou fazer algo coloco a meta bem clara na minha frente. E faço isso inclusive nas coisas mais simples. Por exemplo: se quero escrever um post para o blog, coloco meta de quantos minutos quero levar e o tamanho dele. Sempre tenha metas específicas e você verá seus resultados aumentarem.

2 – Disciplina

Um dos maiores benefícios que a corrida me trouxe foi a disciplina. Nunca fui um modelo de pessoa disciplinada e aprendi isso a força. Por muitas vezes, não tive a mínima vontade de sair de casa para treinar. Havia dias que tinha muito trabalho e tinha que treinar em horários alternativos ou nos intervalos das minhas atividades profissionais, e vontade era a última coisa que eu tinha. Mas mesmo assim, treinava. E o motivo era porque tinha uma meta bem clara, tinha alguém com quem eu devia dar explicações (meu treinador) e porque estava começando a ver os resultados, estava emagrecendo e conseguindo correr mais rápido e atingindo distâncias maiores. Portanto se você quer aumentar sua disciplina siga estes 3 passos:

  • Tenha meta bem clara. E fique lembrando dela sempre que puder. Coloque a foto daquilo que você quer no seu escritório, no espelho do banheiro ou em um lugar que você sempre veja.
  • Tenha alguém com quem você deve dar explicação. No meu caso era meu treinador, mas pode ser sua esposa (o)/namorada (o), amigo, mentor, chefe, colega. Enfim, alguém da sua confiança que inclusive possa te cobrar a evolução da sua meta.
  • Avalie seus resultados. A maneira mais eficaz de ter disciplina é quando você tem resultados. Esteja em constante avaliação para ver como está sua evolução.

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3 – Perseverança

Correr distância maiores requer perseverança. Em vários treinos e, inclusive na prova, tive vontade de desistir. E o engraçado da corrida é que quando você está no meio do treino ou da prova, você pensa: por que eu sai de casa? A dor e o cansaço parece que irão te vencer. Você pensa em parar, em que desculpa vai dar por ter desistido e começa a encontrar boas explicações caso falhar. Mas ai eu penso no resultado final e na sensação de bem estar que sempre tenho ao terminar os treinos e corridas. E sempre conseguia terminar. Depois ficava aliviado e muito contente por não ter desistido. Hoje quando estou em meio alguma atividade e está difícil, tenho vontade de desistir e começo a encontrar desculpas, lembro da corrida e da sensação de terminar. Se você quer algo, persevere. Não desista quando está complicado ou parece que não vai dar. O sucesso é daqueles que tem firmeza de propósito.

Correr é algo muito bom para a saúde, emagrece, melhora o condicionamento físico e o humor, mas também nos ensina como ter uma vida de mais resultado. Porque a vida é como uma corrida, você precisa de ter metas específicas, disciplina e perseverança se quiser cruzar a linha de chegada do sucesso.

Ps: Esse artigo foi apresentado em forma de comentário no programa espaço empreendedor da Rádio Independente com apresentação de Rogério Wink. Ouça no link abaixo o programa completo:

www.independente.com.br/praticas-empreendedoras-sao-fundamentais-no-ramo-alimenticio

Ps2: Tenho que agradecer agradecer alguns parceiros que foram fundamentais neste processo para a meia maratona. Obrigado Bioteam Academias pela preparação na musculação. Valeu DMF Esportes pela parceria no material de corrida. A Buenisima Alimentação Saudável por me manter na linha com as refeições balanceadas e ao Guilherme Stapenhorst pelo treinos.

E agora é continuar focado para o desafio da São Silvestre 2015.

desafio