Sucesso Sustentável

Há algum tempo assisti a uma palestra do Roberto Shiniashiky. Foi uma apresentação excelente. E um dos pontos que me chamou a atenção foi sobre o conceito do sucesso sustentável.

Mas para iniciarmos essa reflexão, precisamos saber o que é sucesso? E principalmente, o que é sucesso sustentável?

4463360814_6bf6c38cbf_b

Estas perguntas com certeza podem ter várias respostas de acordo com os seus desejos, anseios e planos. E não são poucas as pessoas que conquistam sucesso, mas com certeza há um número reduzido de pessoas que consegue sustentar este momento.

A Harvard Business School, uma das maiores escolas de negócios do mundo, definiu um Pentágono do Sucesso do Sustentável. O conceito é apoiado em 5 pilares:

  • Talento (considerando “talento” como uma aptidão natural ou adquirida)
  • Família
  • Trabalho
  • Sociedade
  • Espiritualidade

Considerando o Pentágono do Sucesso Sustentável, para ter você chegar lá é de extrema importância que você faça o que goste, o que você tem talento, utilizar seu dom no dia-a-dia para alcançar resultados que vão além do retorno financeiro, mas se encontrar com a realização interior e profissional.

É necessário que você tenha uma família/amigos para lhe dar apoio nos momentos difíceis, e principalmente para compartilhar as alegrias e suas conquistas.

Encontre um trabalho onde você possa usar suas fortalezas e crescer. Passamos uma grande parte do nosso tempo trabalhando, por isso procure estar em um ambiente profissional que lhe agrade e permita visualizar um futuro melhor. Você deve encontrar prazer em trabalhar.

O outro pilar é a sociedade. É responsabilidade de todos nós e quando a sociedade ao nosso redor está doente é improvável que você não seja afetado de alguma forma. É necessário contribuir e criar condições sustentáveis para que o seu negócio se mantenha num ambiente saudável.

Além disso, temos que considerar o fator espiritual, todos nós precisamos estar plenamente resolvidos no que diz respeito ao nosso espírito. Você precisa estar em paz consigo mesmo para conseguir desenvolver o seu talento.

A harmonização destes fatores vai garantir que você sempre tenha uma base onde se apoiar e se recuperar.

Quando você planejar o futuro, ao invés de considerar fatores isolados, considere todos juntos e terá mais chances de um sucesso sustentável e de qualidade.

Schiniashiky terminou a palestra com uma frase que resume o que é sucesso sustentável. Ele disse:

“Sucesso sem felicidade é uma forma silenciosa de fracasso”.

Tenha sucesso e seja feliz com isso.