Refletir faz a diferença

Sempre que falo nas minhas pregações e palestras sobre a importância de refletir vejo testas enrugadas se formando. Também pudera, o mundo ainda “corrido” demais. Parece que parar para pensar é impossível. Os compromissos e desafios se avolumam nos dias que passam de pressa. E justamente a falta de reflexão é que leva a vida cada vez mais corrida e pesada. Fazemos as coisas no automático, e nem sempre da melhor forma, mas como estamos acostumados seguimos na mesma batida.

glass-ball-1746506_1920

Parar para refletir é crucial se você quiser ter uma vida equilibrada e saudável. O filósofo Aristoteles disse: “O ignorante afirma, o sábio dúvida, o sensato reflete”. É na reflexão que aprendemos as lições da vida. É na reflexão que vemos uma nova perspectiva da vida. Conseguimos ver as coisas de forma diferente. Mas é importante entender que refletir não é somente pensar sobre algo. Ou seja, não são pensamentos soltos misturados com outras coisas da vida. A verdadeira reflexão precisa de foco e tempo dedicado a somente isso.

Se você consegue fazer a reflexão de forma correta, você se torna uma pessoa muito mais efetiva, evitando os mesmos erros e tornando em um hábito aquilo que dá certo. Gostaria de compartilhar cinco ações que me auxiliam e que podem auxiliar você a usar a reflexão como uma ferramenta a seu favor.

1 – Encontre um lugar  para refletir

Busque um lugar calmo, confortável e que você se sinta bem. Pode ser um local na sua casa, no escritório ou em meio a natureza, como em um parque. Não há uma regra. Encontre um lugar que funcione para você.

2 – Programe tempo para refletir

Se você não colocar um tempo na sua agenda para refletir, não acontecerá. Planeje em que momento e por quanto tempo fará sua reflexão. Algumas pessoas separam 10 minutos todos os dias antes de ir para cama. Outras separam um tempo maior para uma reflexão uma vez por semana. Se possível, tente refletir sobre seu dia e suas lições todos os dias. Caso não consiga, comece separando um tempo no final de semana para pensar no que aconteceu na última semana e o que você pode aprender.

3 – Elimine as distrações

Para uma boa reflexão você precisa eliminar as distrações ao seu redor. Nisso podemos incluir celular, computador, barulho demais e, inclusive, pessoas. Não irá funcionar se pessoas o interromperem a todo o tempo. Quando for refletir avise as pessoas que esse é seu tempo. Por vezes, a melhor opção é ir para um local onde pessoas não poderão te atrapalhar.

4 – Escreva suas reflexões e lições

Não adiante nada tirar um tempo para pensar e não anotar o que aprendeu. Isso porque a tendência é esquecermos em partes aquilo que pensamos. Mas ao colocar no papel consolidamos nossas conclusões. Além do mais, podemos voltar mais tarde e vermos se não estamos cometendo os mesmos erros do passado. E se você colocar em prática aquilo que tem aprendido terá uma satisfação enorme quando, no futuro, ler sobre o problema que foi ultrapassado.

5 –  Se possível, ensine o que tem aprendido

Uma das maneiras de solidificar o aprendizado na sua vida é ensinar isso para outras pessoas. Compartilhe o que tem aprendido com suas esposa ou esposo, seus amigos mais próximos, colegas de trabalho, grupos pequenos da sua igreja ou escreva em um blog (ou algo similar). O importante é avaliar se a lição pode ajudar alguém. Se sim, compartilhe. Você não sabe quanta diferença poderá fazer na vida das pessoas.

Comece hoje a ter o hábito da reflexão. John Maxwell disse: ” O tempo sozinho permite às pessoas classificarem sua experiência, coloca-la em perspectiva e planificar o futuro”.

Portanto, grandes lições estão a sua espera, basta parar para ver. Refletir fará diferença em sua vida.