Quero começar a correr. Como faço?

Eu sei que o inverno é a parte do ano mais difícil para iniciar uma atividade física. É frio, chove e sempre temos compromissos que envolvem comer coisas boas e gordas. Por outro lado, é a melhor fase para que no verão você esteja com uns quilinhos a menos e principalmente com uma saúde melhor.

Então, que tal começar agora?

Talvez você queria, mas não tem a disciplina ou a força necessária para conseguir. E só querer nesse caso não é poder. Eu sempre quis correr. Achava um esporte muito bom e com aquela coisa do desafio e tudo mais. Mas nunca, nunca conseguia começar. Isso me deixava frustado e acima do peso…hehe

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Até que um dia, consegui. E veja só, hoje com 17 quilos a menos e correndo 21km. Então, quero compartilhar com você o que me ajudou a sair do sofá e me tornar um corredor. Quero lembrar que não sou profissional da corrida e muito menos um profissional da área da saúde ou educação física. Esses conselhos são baseados na minha história com a corrida. É sempre recomendável procurar um médico e um educador físico antes de iniciar uma atividade física.

Vamos lá. As dicas são:

1 – Estabeleça uma meta realista, mas desafiadora

Parece óbvio ter uma meta, certo? E é. Mas mais que uma meta é preciso que ela tenha dois elementos: ser realista e desafiadora. O problema está no equilibro das duas. Não adianta você colocar um objetivo de correr 5km em um mês. Talvez você até consiga, mas não é o indicado. Mas se você colocar uma meta que te desafie, talvez você desista. Quando comecei a caminhar/correr minha meta era correr 5km sem caminhar em três meses. Escolha a sua meta e compartilhe ela com pessoas que gostam de você e podem te auxiliar a cumpri-la. Dê a permissão para essa pessoa te cobrar.

2 – Comece devagar

Agora que você tem sua meta, vá com calma. Se você forcar demais pode desistir por ser difícil ou até se machucar. Eu não comecei correndo direto. Iniciei com caminhada de 30/40 minutos. Ai comecei a caminhar 2 minutos e trotava (corria bem devagar) 1 minuto. Quando me adaptei a isso comecei a caminhar 20 minutos e correr direto os 10 minutos finais. Quando vi já estava caminhando 10 minutos e correndo os 20 finais. Até que consegui correr os tão sonhados 5km. A primeira vez que completei fiz em 32m44s, longe do tempo que faço hoje. Aqui a dica é: não se importe com o tempo quando está começando. Importe-se em cumprir a quilometragem.

3 – Invista em equipamentos

Uma das coisas que me ajudou muito a correr foi investir em equipamentos. Aqui lê-se tênis, calção, camiseta, boné, etc. Quando você tem algo novo se empolga mais. Destaque principal para o tênis. Se você correr com um tênis que não é adequado pode prejudicar-se e tornar sua corrida menos prazeirosa. Eu sempre comprei meus tênis na DMF Esportes (centro de Lajeado), pois o pessoal entende do assunto e me indicou tênis muito bons. Pessoal, o tênis faz diferença! Invista. E caso você não continue a pratica de exercício terá um tênis bonitão e confortável para passear por ai 🙂

4 – Controle sua corrida

Algo que foi fundamental foi saber meus tempos e quanto quilômetros fazia. Isso me motivava a melhorar no próximo treino. Colocava pequenos desafios, como baixar o tempo em 1 minuto ou correr mais 1km. Quando comecei usava meu ipod com um sensor da Nike. Depois usei o celular e somente depois de um bom tempo investi em um relógio. Comecei com o Nike Sportwatch e hoje uso o TomTom Runner. Hoje em qualquer celular você pode baixar um programa  para controlar sua corrida. O fato é que saber as métricas de sua corrida/caminhada é muito bom e ajuda na motivação.

5 – Participe de provas

Uma das melhores sensações que a corrida traz é a participação de provas. Coloque como meta fazer uma prova “oficial”. Mesmo que você não corra todo o trajeto, participe. A energia é algo muito bom e vai deixar você com vontade de fazer uma prova completa. Se você já corre na rua ou na esteira, dê o próximo passo. Vá para uma prova. O sentimento de quando você chega na linha final e recebe sua medalha de participação é algo que recompensa todo o esforço de treinar.

Correr é algo que mudou minha vida em muitas áreas. Neste outro post expliquei um pouco do que a corrida proporciona(link). Não vou dizer que é fácil correr, principalmente se você é como eu era, um sedentário sem nenhuma motivação e vontade de praticar esporte. Mas algo que posso dizer é que vale a pena. E vicia. É só começar e experimentar. Boa corrida!