Por que eu corro?

Uma pergunta que normalmente me fazem é por que eu corro. Ou muitas vezes, conhecidos e amigos, ficam surpresos quando descobrem que sou corredor de 10k e estou sonhando com a São Silvestre. E ai é o momento que você ouve as mais diversas frases:

“Meu Deus correr tanto assim deve até fazer mal.”

“Eu não conseguiria correr até a esquina.”

“Correr neste calor é para doido.”

“De correria já chega a vida.”

“Eu só corro das contas.”

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Eu também já usei algumas dessas frases. O que as pessoas não sabem é como a corrida faz bem e melhora a vida em muitos sentidos. E que essas frases são só uma desculpa para não mudar. No meu caso a corrida me ajudou e muito. Para mim, os principais benefícios deste esporte são:

1 – Stress e bom humor

Sem dúvida a corrida diminui o stress. Minha rotina de viagens e compromissos fez meu stress chegar as alturas. Desde de comecei a correr diminui drasticamente. É claro que tem dias mais puxados, mas nada como antes. E a explicação é simples: Endorfina. É a substância que o cérebro libera após o exercício que é responsável, entre outras coisas, pelo nosso humor. O meu humor está muito melhor. Minha esposa que o diga…hehehe. E como o stress vai embora a disposição é muito maior.

2 – Emagrecimento

Sim! Se você quer emagrecer a corrida deve ser seu esporte. É claro que se você está acima do peso deve começar pela caminhada e ir evoluindo aos poucos até conseguir correr. Foi assim que eu fiz. Comecei caminhando 30 minutos 4 vezes por semana. Depois caminhava 25 minutos e corria 5 minutos. E assim fui evoluindo. Hoje já estou nos 10 quilômetros e sonhando com os 21. Uma hora de corrida intercalada com caminhada é capaz de queimar em média 500 kcal. Quando voltei a correr no dia 1 de agosto deste ano pesava 92 quilos e 700 gramas. Hoje estou com 84 quilos e 600 gramas. Já se foram mais de 8 quilos em 3 meses e meio.

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3 – Motivação

Eu fico muito mais motivado. O primeiro motivo, falei acima, é a endorfina que melhora o humor. Mas também a corrida ajuda na motivação diária porque você começa a vencer alguns desafios pessoais. Quando comecei a caminhar minha meta era conseguir correr 5k. Quando consegui alcançar isso era fazer os 5k em menos de 25 minutos. Depois foi correr 10k. Cheguei lá e agora é conseguir correr abaixo dos 50 minutos. Essa série de pequenas vitórias faz com que você fique mais motivado. E isso afeta todas as áreas da sua vida. Você começa a ver que é capaz de fazer muitas coisas através do exemplo da corrida.

4 – Comprometimento e disciplina

Se você quer ser um corredor amador precisará das duas coisas. E a corrida te proporciona isso. Conforme vai avançando nos seus desafios, mais será exigido. E ai o bicho pega! Porque precisa aliar os treinos com a vida cotidiana. Mas como a corrida é viciante, você encontra maneiras. Acorda mais cedo para poder correr. Vai na academia no intervalo entre um compromisso. Não chuta o balde na comida porque tem uma prova no final de semana. E essa rotina de comprometimento e disciplina vai refletindo nas coisas que você faz diariamente. Ou seja, você cria um hábito com a corrida que te ajuda na sua vida.

A corrida tem outros benefícios e varia de pessoa para pessoa. Mas algumas coisas são certas: é um esporte viciante, saudável e que pode colocar você em forma em pouco tempo. Além, é claro, de fazer você conhecer lugares da sua própria cidade que não conhecia e outras cidades quando corre as provas. Enfim, corrida é bom demais!

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