Perseverança

Hoje quero falar sobre perseverança. Uma característica essencial para qualquer profissional nos dias de hoje.

Imagine se você tivesse trabalhado por 12 anos na mesma empresa e tivesse trabalhado duro em todos esses anos, e ainda assim não tivesse sido reconhecido. Após todo esse período, finalmente você é promovido para o cargo que gostaria, mas é duramente criticado pelas pessoas. Ao final de 6 meses no novo cargo, contratam um profissional mais experiente para a mesma função que você faz e então você é rebaixado de posição. O que você faria se fosse esse profissional?

perseverança_tony ademo

Eu não tenho como saber o que você faria. Mas o profissional de que estou falando continuou trabalhando duro e foi consagrado como herói na última semana. Estou falando do Goleiro do Grêmio, Marcelo Grohe.

Essa é uma história que representa bem o que é perseverança. Grohe chegou ao tricolor com 13 anos, passou por todas as categorias de base e sempre foi reserva na equipe principal. Até que em 2012 recebeu a chance de ser titular e foi muito bem. Mas, isso não o eximiu de ser perseguido pela imprensa, que dizia que ele era um goleiro de mediano para ruim. O principal crítico foi o conhecido e respeitado Paulo Santana. Para piorar a situação de Marcelo, neste ano o Grêmio contratou Dida, com quase 40 anos, e esse foi colocado como titular da equipe, fazendo Grohe voltar ao banco de suplentes. Porém quis o destino que com a lesão de Dida, Marcelo voltasse a ser titular. E na primeira decisão do novo estádio do Grêmio veio a recompensa pela perseverança. Com mais de 40 mil pessoas na Arena Gremista, Marcelo protagonizou um momento histórico ao pegar a última cobrança de pênaltis e classificar o Grêmio para a fase de grupo da Libertadores da América. Que grande exemplo do que é perseverar.

E o que podemos aprender com Marcelo Grohe sobre perseverança?

Podemos tirar pelo menos 4 boas lições:

1 – Tenha um objetivo

Para perseverar é importante ter muito claro aquilo que você quer. Tenha sempre em mente seu objetivo. Escreva ele em um papel, coloque na sua agenda e releia a cada dia. Isso fará você estar sempre focado naquilo que quer.

2 – Siga em frente apesar das críticas

Em algum momento do seu trabalho você será criticado. Não temos como escapar disso. Mas é preciso seguir em frente. Quando alguém criticar avalie esta critica. Faça as seguinte perguntas:

  • Quem me criticou?
  • Porque me criticou?
  • E em que situação me criticou?

E então veja se a critica foi correta e se você pode utilizar isso para seu crescimento.

3 – Elimine as desculpas

Talvez Marcelo pudesse ficar reclamando e colocando a culpas nos outros. Dizendo que o culpado era o técnico, o clube, os companheiros ou a impressa. Ao invés disso, ele se manteve calado e não usou desculpa nenhuma.

4 – Trabalhe duro, mesmo quando estiver desanimado

Uma das diferenças entre pessoas de sucesso e das que não o tem, é o trabalho duro. Mas, trabalhar com afinco quando tudo está dando certo, é moleza. Difícil é continuar trabalhando quando as coisas vão mal. E é justamente neste momento que você precisa encontrar mais energia e continuar focado. O executivo da NBA Jerry West disse: “ Você não conseguirá fazer muita coisa na vida se só trabalhar nos dias que se sentir bem”. Por esse motivo é preciso trabalhar duro todas os dias.