Livro: Até onde você vai?

Há algumas semanas recebi um presentão, ou melhor, 3 presentes da pessoal da Life Seed Books. Como falei em um post anterior, não consegui trazer meus livros aqui para os EUA e sinto muito falta de livro “físico” para poder riscar e anotar neles. Por isso, o presente foi super certeiro. Inclusive escrevi um post sobre o método que utilizo para leitura. Conferi aqui: como ler melhor e aprender mais.

Como ler mais e melhor - 4 dicas simples

Dois livros que recebi são do John Maxwell com quem eu trabalho há 4 anos. O John já escreveu mais de 70 livros dos quais já li a maioria, mas os que o pessoal da Life Seed Books enviou eu ainda não tinha lido. Hoje vou compartilhar um breve resumo de um deles. O livro chama-se: Até onde você vai?

O conceito do livro é sobre atitude. No início John explica como os pilotos consideram o “indicador de atitude”, ou horizonte artificial, como uma medida crucial do desempenho de uma aeronave. Este indicador avalia a “posição da aeronave em relação ao horizonte”. Quando um avião está subindo, o nariz se mantém elevado em relação ao horizonte; quando o seu desempenho diminui, o seu nariz abaixa. Tal como acontece com os aviões, a sua atitude muitas vezes determina o seu desempenho.

O livro é de fácil leitura e 3 pontos me chamaram a atenção. Vamos a eles:

1 – Crenças adotadas

Os seres humanos tendem a adotar as crenças e padrões de comportamento do seu ambiente. A fase da infância desempenha um papel vital na sua formação, tornando-os confortáveis com certas atitudes. No entanto, você pode mudar as suas atitudes. Você pode descobrir que certos padrões de comportamento que considerava aceitáveis no passado, são agora insuportáveis. Persistir em certas atitudes apenas as fortalece, porém é possível temperá-las e ajustá-las.

Não se constrói uma casa sozinho. Uma casa é construída em equipe. Embora variem as tarefas de cada pessoa, a contribuição individual é vital. Da mesma forma, você interage com inúmeras pessoas que acabam influenciando o seu comportamento. Algumas delas podem ajudar você a fortalecer determinada atitude; outras podem fazer com que você mude de atitude. Não é possível chegar a uma atitude ideal e nunca mudá-la; a vida oferece muitas idas e voltas e grandes surpresas.

2 – Superando os tempos difíceis e as más atitudes

Conforme você desenvolve o seu caráter, as percepções que as pessoas têm sobre você e as limitações que você definiu para si mesmo assumem um papel crucial. As condições externas e as suas capacidades sofrem mudanças. Apenas através de avaliações constantes você vai ser capaz de descobrir onde estão as suas limitações. Quando você se deparar com dias ruins, tente manter uma atitude saudável. Lembre-se, mesmo a pior tempestade não dura para sempre. Planeje-se para enfrentar os tempos difíceis antes que eles cheguem.

Quando as coisas se complicarem, busque apoio nas suas crenças espirituais e nas pessoas mais experientes. Assim como quando um piloto chama a torre de controle, busque o apoio de pessoas que você ama e de Deus. Mantenha-se afastado das pessoas excessivamente críticas e cerque-se daquelas que sabem incentivar.

3 – Abrace a mudança

Busque exemplos de pessoas que não ficaram paralisadas diante do fracasso e que, ao contrário, focaram a sua energia para superar obstáculos. Veja como muitos personagens da Bíblia enfrentaram e, na maioria das vezes, superaram imensos problemas. Não se deixe abalar pelo desânimo. Victor Frankl disse:  “A última das liberdades humanas é escolher que atitude tomar em qualquer conjunto de circunstâncias.”

Caso você esteja enfrentando tantos problemas que a vida parece fora do controle, procure mudar a situação ou mudar a si mesmo. A mudança traz crescimento, mas muitas pessoas acreditam que ela seja perturbadora e desmoralizante. A negatividade e o pensamento negativo tornam a mudança ainda mais difícil. Eles afetam o seu poder de tomada de decisão e a atitude resultante pode tirar o seu prazer de desfrutar as mudanças que a vida traz.

Eu tenho dificuldade em fazer resumo de livro. Parece que todas as partes são importantes…hehe. Se você tiver a oportunidade leia Até onde você vai?. Esse livro vai auxiliar você a ter uma melhor atitude na sua jornada. E se você mora nos EUA pode comprar o livro direto no site da Life Seed Books www.lifeseedbooks.com. Eles entregam em todos os EUA.