Lições de Cuquita

Nessa semana voltei de um mês de viagem onde estive pelos EUA e México, estudando e ministrando cursos. Nos EUA tive a oportunidade de ser treinamento por John Maxwell e conhecer líderes de mais de 40 países.

No México, treinei vários líderes e tive ótimas experiências. Mas o que mais me marcou foi ter conhecido uma senhora de 69 anos chamada Maria da Peña Carbajal, mais conhecida como Cuquita. Esta senhora, já aposentada, ficou viúva jovem e teve que trabalhar em 2 empregos para criar os 5 filhos. Foi uma mulher de fribra e continua sendo.

Tony Ademo e Cuquita

Ela foi uma das minhas alunas no curso de liderança que ministrei. Foi seu primeiro curso nesta área. E o que mais me impressinou foi sua disposição e interesse. Em todas as aulas ela tomava notas e fazia perguntas. E com 69 anos se descobriu líder. Sua vida me impactou muito e aprendi diversas lições com essa senhora.

 1 – Nunca é tarde para começar algo

Com 69 anos foi a primeira vez que Cuquita participou de um curso de liderança. Isso nos demonstra que nunca é tarde para ir atrás de seus sonhos ou objetivos. Não importa a sua idade, comece a viver a vida que você gostaria. E comece agora.

2 – Nunca é tarde para trocar de hábitos

Muitas pessoas sofrem para mudar seus hábitos. Ainda mais quando fazemos as mesmas coisas por anos. No final do curso, Cuquita me disse que iria parar de assistir novelas e começar a ler livros. E sabemos que muitas novelas não são boas e não acrescentam muita coisa em nossa vida. Ao contrário, por exemplo, dos livros. Se você tem um hábito que não é bom, mude. Você pode mudar qualquer hábito que necessite.

3 – Nunca pare de ter objetivos

Cuquita tinha o objetivo de fazer um curso de liderança. Ele fez, completou o processo, mas não parou por ai. Nos próximos meses irei ministrar um curso de oratória que será uma parte presencial e outra à distância, em parceria com uma universidade mexicana. E uma das primeiras a confirmar presença foi Cuquita. Agora seu objetivo é se expressar melhor na frente das pessoas. Quando você atingi uma meta, não pare por ai. Parta para uma próxima ainda maior.

4 – Nunca pare de aprender

E a lição mais importante que aprendi foi que nunca devemos parar de aprender. Com 69 anos Cuquita segue estudando e aprendendo. E esse é o espirito de quem quer se manter sempre jovem. Se você para de aprender, você começa a esquecer aquilo que você já sabe e para de viver. Mesmo que você já estudou muito, não pare. Não importa sua idade ou estágio da sua vida.