Lições de empreendedores

Este post é diferente. É um post de homenagem. Para quem não sabe, todos os sábados faço um comentário no programa espaço empreendedor comandado pelo competente Rogério Wink na Rádio Independente de Lajeado. E este post é para dar os parabéns ao programa, pois hoje completa 11 anos no ar. São 567 edições. Um feito. São poucos os programas que falam de empreendedorismo e negócios que estão há tanto tempo no ar.

empreendedores_tony ademo

Além de fazer o comentário, sou ouvinte assíduo. Sempre aprendo muito e retiro do programa grandes lições para minhas aulas e palestras. E poderia escrever aqui várias delas. Mas preferi pedir ao apresentador do programa para que ele compartilhasse quais foram as 3 lições que ele aprendeu nestes 11 anos.

Pronto para as lições? Vamos lá. São elas: fazem o que sabem e gosta do que fazem; dão importância a valores familiares, com a união e dedicação ao trabalho e montam e mantém equipes de qualidade.

Vamos entender cada uma delas.

1 – Fazem o que sabem e gostam do que fazem;

Sempre acreditei nisso. É impossível você ser realizado na sua carreira se não souber fazer bem e entregar seu produto ou serviço com excelência. E também é preciso gostar de fazer isso. Aqui entra o brilho no olho, a paixão e a vontade, que são combustíveis imprescindíveis para o sucesso. Steve Jobs disse: “Seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida, e a única maneira de estar verdadeiramente satisfeito é fazendo aquilo que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é fazendo o que você ama fazer. Se você ainda não encontrou, continue procurando.” Se você não gosta do que faz, procure um caminho diferente e verá uma grande mudança na sua vida.

2 – Dão importância à valores familiares, com a união e dedicação ao trabalho; 

Um profissional deveria ser sempre guiado por princípios e valores. O que não vemos muito nós dias de hoje. Porque, se você possui valores e princípios, você possui caratér. E se você tem caráter, tornar-se uma pessoa confiável e com credibilidade. E isso fará você ser êxitoso. E são muitos os valores que um profissional deveria ter. Mas vou me ater aos dois que o Rogério Wink destacou.

  • União

Sem este valor é impossível manter equipe, ter uma família em harmonia ou manter uma amizade sincera. A união é a chave para gerar comprometimento e realizar muito mais do que você faria sozinho. Adoro a o provérbio africano que diz: “A união do rebanho obriga o leão a deitar-se com fome.”

  • Dedicação 

Sem dedicação não existe vitória. Muitas pessoas querem a glória, mas sem dedicar-se de verdade. E a dedicação tem haver com o propósito da sua vida. Se você entende bem qual o objetivo da sua vida ou da sua empresa, a dedicação vem junto. É mais fácil dedicar-se quando temos claro o que devemos fazer.

3 – Montam e mantém equipes de qualidade;

Talvez este seja o maior desafio nos dias de hoje. Por onde tenho passado, a reclamação dos empresários tem sido a mesma: dificuldade de montar e manter equipes. Isso que nem estamos falando da qualidade. Mas é necessário buscar alternativas e atrair talentos para sua empresa. Hoje em dia, para montar uma boa equipe não basta focar no salário. O empresário precisar reconhecer seu colaborador, ter um plano para sua carreira e possibilitar crescimento. Isso exige esforço e intencionalidade, mas vale a pena. Fique sempre de olho em novos talentos. Pois são talentos que fazem a equipe ter qualidade.

São excelentes lições estas apontadas pelo Rogério Wink. E se você quiser ter mais lições como essas, ouça o programa aos sábados das 9h às 10h na Rádio Independente. Tenha a certeza que você se sentirá inspirado a crescer seu negócio.

E para ouvir a edição completa do programa e meu comentário acesse o link: Programa Espaço Empreendedor