Encontre seu caminho

Um dos momentos mais difíceis para qualquer pessoa é quando não encontramos nosso caminho, quando nos sentimentos fora de propósito e objetivo. Isso desmotiva e, por vezes, temos vontade de desistir daquilo que estamos fazendo. E tenho certeza que foi assim que Yusef Sad se sentiu quando tinha 10 anos. Conheci sua história durante um curso que ministrava na cidade de Ibirubá, Rio Grande do Sul.

jetty-pier-sea-water-travel-summer-sky-ocean

 Quando jovem, Yusef tentou se dedicar aos esportes. E como todo o brasileiro começou pelo futebol. Na escola era sempre o “mais disputado” como último a ser escolhido, como ele mesmo brinca. Sempre sobrava quando eram divididas as equipes. Muitas vezes preferiam não escolher ele do que ter um a mais no time.

Mesmo assim, seu pai o matriculou em uma escolinha de futsal. Ali o professor o experimentou em todas as posições. Foi zagueiro, lateral e atacante. Nada deu certo.

O professor disse: Vamos te colocar no gol. 

Yusef retrucou: Mas não gosto de ser goleiro. 

E o professor desabafou: Mas para alguma coisa você tem que servir, menino. 

Contando sua história, Yusef brinca que o professor o colocou de fixo, que é uma das posições no futsal. E fixo ele ficou, não se mexia em quadra. Não deu certo no futebol de salão. Por insistência dos pais tentou outros esportes e nada.

Até que um dia ganhou de presente de seu pai um computador. Yusef passou horas e mais horas descobrindo o novo brinquendo. E ali também descobriu o seu lugar. Descobriu sua paixão pela computação.

Começou a estudar por conta, arrumou um emprego em uma pequena empresa e seguiu carreira. Formou-se em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, irá começar uma pós-graduação na área e hoje trabalha no departamento de tecnologia de informação de uma grande cooperativa com mais de 700 funcionários. Yusef encontrou o seu caminho.

E você, já encontrou o seu? Nem sempre é uma tarefa fácil. No caso de Yusef foi bem difícil. Então quero compartilhar 5 princípios que podem ajudar você a encontrar seu caminho, seu propósito.

1 – Tenha consciência

O primeiro passo é ser consciente das suas fraquezas e principalmente das suas fortalezas. Quando estamos buscando nosso propósito, devemos focar naquilo que somos fortes, ou seja, naquilo que fazemos bem. Avalie hoje sua vida. No que você é bom? O que te motiva a fazer as coisas? No que você pensa repetidamente? O que faz você feliz?

2 – Seja persistente 

Buscar seu caminho exige uma grande dose de persistência. Pois você não encontrará o seu lugar de primeira. Você precisar tentar, muitas vezes errar para depois conseguir. Eu mesmo, quando jovem, queria ser policial, depois vendedor, empresário, radialista e encontrei meu lugar com consultor e palestrante. Mas levou tempo. Encontrar seu propósito é um processo e não um evento.

3 – Vença a desmotivação

Mesmo quando você encontrar seu caminho, haverá dias que você ficará desanimado e terá vontade de desistir. E muita vontade! Se perguntará: será que é isso mesmo? Neste momento é preciso lembrar de seu propósito. Lembrar de como foi o sentimento de quando você conseguiu isso que queria. Uma boa maneira de vencer o desânimo é escrever seu propósito e ler em voz alta quando pensar em desanimar. Abraham Lincoln disse:  “O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho.”

4 – Siga seu próprio caminho

Um dos erros que muitas pessoas cometem é viver o sonho ou a vontade dos outros. Yusef enquanto estava fazendo aquilo que os outros queriam, não estava encontrando seu lugar. Depois que decidiu seguir sua vontade, encontrou aquilo que queria fazer pelo resto da vida. Não faça nada por que o mercado de trabalho diz ou os amigos e parentes dizem. Faça aquilo que você quer fazer.

5 – Busque um mentor

Uma maneira de agilizar sua busca é encontrar um mentor. Um mentor é uma pessoa que  é especialista na area que você quer ingressar ou naquilo que gostaria de fazer. Ele poderá auxiliar você a ver se suas aptidões são compatíveis. Pode ajudar você a crescer em uma habilidade específica. Você poderá tirar dúvidas, além do mentor lhe fornecer ânimo e suporte. Procure alguém que você admira e peça para essa pessoa lhe ajudar.

Coloque em prática esses princípios e isso irá ajudar você na sua busca. Eu torço para que você encontre seu caminho. Pois não há nada melhor do que fazer aquilo pelo qual Deus criou para você realizar e conquistar.

Pergunta: O que tem impedido você de encontrar seu caminho?