Como ler melhor e aprender mais – 4 dicas simples

Eu adoro ler. Quando estou muito estressado a visão perfeita para me tranquilizar é estar sentado em um lugar calmo e lendo um bom livro com uma xícara de chá ou café. Ler me acalma. Ler me alimenta. Ler me faz bem.

Mas nem sempre foi assim. Comecei a ler de verdade deve fazer um pouco mais de 6 anos. Antes disso era do tipo: não tenho paciência para ler, é muito chato, me faz dormir e outras desculpas que usava para o fato de não ter o hábito da leitura. Isso mudou quando comecei a me dar conta de que todas as pessoas que admirava e que buscava inspiração e conselhos eram leitores assíduos.

Como ler melhor a aprender mais

Sempre que conversava ou ouvia essas pessoas surgia algo do tipo: lendo um livro essa semana ou em um livro que me inspirou muito aprendi que…Então me dei conta que se quisesse crescer na carreira e na vida precisaria começar a ler.

Foi ai que desenvolvi um plano para adquirir o hábito da leitura. Escolhi um livro sobre um assunto que me interessava e comecei a ler duas ou três páginas por dia. E fui aumentando aos poucos fazendo isso quase que diariamente. Em poucos meses já estava me tornando um leitor voraz. No primeiro ano como “leitor” foram 24 livros. Até eu me espantei quando fiz a contabilidade no final do ano.

Depois disso comecei a montar minha biblioteca particular. Investi muito tempo e dinheiro com meus livros. Não posso entrar em uma livraria que normalmente saio com algum exemplar. Mas quando me mudei aqui para os EUA não consegui trazer muitos livros 🙁 Confesso que foi uma parte dolorida. Mas chegando aqui fui surpreendido pelo pessoal da Life Seed, um livraria cristã aqui dos EUA. Eles me enviaram 3 livros e o melhor: dois livros do John Maxwell. Estou feliz demais porque já comecei minha biblioteca pessoal aqui…hehe. Nas próximas semana vou fazer review dos livros no blog.

Como ler melhor e aprender mais - 4 dicas simples. Livros da Life Seed

Dessa forma continuo minha jornada de leitura. E hoje quero compartilhar 4 dicas simples para você ler melhor e utilizar o conhecimento dos livros.

1 – Use caneta marca texto

A caneta marca texto me acompanha sempre nas minhas leituras. Uso para marcar as passagens que mais me chamam atenção. Claro que você só pode fazer isso se o livro é seu(esse é um dos motivos do porque não peço livro emprestado). Isso faz com que você “trabalhe” no livro e fica mais fácil de encontrar um conceito quando ele está marcado com a caneta marca texto.

2 – Faça anotações no livro ou em um caderno

Conforme você vai lendo o livro vai “falando” com você. Ou seja, você tem idéias e reflexões que talvez você esqueça se não anotar. Se é algo curto costumo anotar no livro mesmo, em uma borda ou parte em branco. Por vezes escrevo ao lado daquilo que marquei com a caneta marca texto. Se preferir anote em um caderno a ideia que teve ou a conclusão que chegou lendo aquela frase ou aquele capítulo.

3 – Faça resumos

Resumo são importantes para reter o conhecimento do livro. Tem pessoas que fazem resumo de cada capítulo do livro que leem. Eu costumo fazer um resumo no final do livro. Primeiro faço um resumo do que lembro. Depois volto capítulo por capítulo e vou olhando aquilo que marquei e as notas que escrevi. Se esqueci de algo no meu resumo adiciono. Faço o resumo em tópicos sem ser muito denso. Apenas para lembrar os pontos principais. Às vezes escrevo o resumo no próprio livro(normalmente tem uma ou duas páginas em branco no final do livro). Caso não tenha, escrevo em um folha e deixo dentro do livro.

4 – Compartilhe com alguém

A melhor maneira de você fixar o conhecimento ou conclusões que você teve do livro é compartilhar com alguém. Conte para alguém aquilo que você aprendeu. Escreva um email para um colega. Crie uma oportunidade para apresentar essa novas e revigorantes ideias para uma pessoa. Dessa forma você reter conhecimento e talvez ajude outra pessoa a aprender algo novo. E isso é importante porque empolga você a ler mais e mais.

Ler faz bem. Ler faz você crescer. É possível adquirir este hábito e é possível aprender mais com a leitura.

E você, já é um leitor ou está querendo adquirir este hábito? Compartilhe nos comentários.