Acredite e faça acontecer!

Essa semana estive em Pernambuco, mais precisamente na cidade de Vitória de Santo Antão. Ministrei uma palestra e após o evento conheci, uma mulher que é um exemplo de vida. O nome dela é Joelma. Ela compartilhou sua história comigo e me ensinou uma grande lição.

Joelma desde criança tinha o sonho de ser médica e não conseguia imaginar-se fazendo outra coisa. Porém, quando tinha 17 anos e estava no último ano do ensino médio, engravidou. Neste tempo teve de largar os estudos e inclusive não completou o ensino médio.

acredite nos seus sonhos

Casou e foi trabalhar com seu esposo em uma pequena loja de calçados. E por um tempo foram bem sucedidos neste negócio. Mas o sonho de ser médica ainda ardia dentro dela e quando sua filha tinha oito anos ela voltou a correr atrás disso. Mas ai veio o segundo filho e novamente o objetivo foi adiado.

Neste tempo o negócio de calçados começou a ter dificuldades até que tiveram que fechar suas portas. Mesmo com uma condição financeira muito ruim, Joelma entendeu que era o momento de tentar realizar seu sonho. Então, conclui o ensino médio e conseguiu uma bolsa parcial para estudar em um curso pré-vestibular de Recife. E tentou ingressar na universidade. Tentou por 5 anos consecutivos, sem sucesso. Como não conseguiu pela quinta vez, desistiu e parou de se preparar.

Sua filha, Aryanne, cresceu vendo o sonho da mãe e adivinhem: também quis estudar medicina. Sua filha se preparou e foi seguir o mesmo objetivo que Joelma. Em 2011 prestou vestibular. Vendo a empolgação da filha, de última hora, Joelma resolveu fazer o teste novamente, pela sexta vez. Mas sem muita esperança.

As duas fizeram as provas juntas. E neste ano a filha, com 18 anos e mãe com 34 e depois de 6 vestibulares, passaram juntas em medicina. Depois de muitos anos de luta e dificuldades enfim Joelma está realizando seu sonho de infância e o mais interessante, juntamente com sua filha.

Esta é uma história sensacional que nos ensina grandes lições. Mas a principal é que nunca devemos desistir dos nossos sonhos. Muitas vezes  desistimos de nossos objetivos e colocamos a culpa nos filhos, família, no trabalho, mercado ou no governo. Enfim, achamos algo ou alguém para escapar de nossas responsabilidades. E a verdade é que você é o único responsável por atingir seus sonhos. Seja ter um melhor emprego, crescer seu negócio ou estudar medicina. Tome sua responsabilidade, arregace as mangas e realize seus sonhos. Faça acontecer!