A importância dos sonhos

Hoje quero falar de sonhos. Da importância de termos metas e objetivos. Uma pessoa sem meta é como um barco à deriva no mar, está perdida. Quando não temos metas e sonhos a vida fica mais difícil, mais cinza. Não encontramos motivos para viver e seguir adiante.

E hoje eu quero usar como exemplo a minha história. Em 2009 comecei a estudar liderança mais a fundo. Fiz alguns bons cursos, li bons livros e comecei a me reunir com líderes para entender como era a vida deles e como faziam para ter sucesso em suas lideranças. Em uma dessas entrevistas ouvi falar de John Maxwell. Maxwell é um palestrante e escritor americano que é considerado um dos maiores especialistas do mundo em ensino de liderança. Quando estudei a sua vida, pensei: um dia quero conhecer pessoalmente este homem e quem sabe trabalhar com ele. Coloquei isso como uma das minhas metas profissionais.

sonhe

Pois 3 anos depois, irei realizar este grande objetivo. Na próxima semana estarei nos EUA para participar do curso de formação de consultores, coaching e palestrantes do Instituto John Maxwell.

Nesta oportunidade, inclusive terei um momento de mentoriamento com o próprio John. Serei o 4 brasileiro a participar deste programa. Um oportunidade únida de estar com outros lideres de todo o mundo.

Mas o caminho para realizar este sonho, não foi fácil. Foram necessários muitas horas de trabalho e estudo para chegar lá. E eu quero compartilhar 5 ações que eu realizei e que poderão te ajudar na realização dos seus sonhos.

1 – Tenha clareza na meta: Ter apenas uma ideia da metas não adiantará. Você precisa claramente saber o que quer. É importante que você seja específico. Tenho claro: Quando? Onde? Como? Depois é também importante escrever este objetivo e repetidamente lembrá-lo.

2 – Procure por oportunidades: Se você tem uma meta, procure formas de realiza-la. Eu busquei se existia algum programa ou curso que pudesse fazer com Maxwell. Quando tive a ideia da meta, não existia. Porém, continuei a procurar e fiquei atento a novas oportunidades. Então, este último ano iniciaram um programa mundial para treinamentos de consultores associados para trabalhar com o instituto Jonh Maxwell.

3 – Procure parceiros para realizar seu sonho: Nunca conseguimos realizar nossas metas sozinhos, precisamos de pessoas. Se não fosse diversos amigos e colegas que me ajudaram com conselhos e oportunidades não conseguiria participar do programa.

4 – Preencha os requisitos básicos: Para atingir seu sonho os requisitos básicos precisam ser preenchidos. Um exemplo: no meu caso um dos requisitos básicos era falar inglês, o qual tive que aprender. Às vezes temos sonhos, mas não possuímos sequer o básico para chegar lá.